Reprodução: UOL Entretenimento

Assunto que voltou a tona depois da redação do Enem, a Ancine tem sido alvo de ataques de políticos e de parte da sociedade. Apesar de bastante conhecida, principalmente pelo fato de seu logo abrir quase todos os filmes brasileiros, nem todas as pessoas sabem qual a função da Agência Nacional do Cinema.

Criada em 2001, a Ancine é uma agência reguladora, que tem como atribuições o fomento, a regulação e a fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. Ou seja, é ela quem monitora as produções audiovisuais do país.

Um dos papeis mais importantes da Agência, se não o maior, é a responsabilidade de fomentar o cinema brasileiro, financeiramente falando. Ou seja, a Ancine é responsável, também, por ajudar no financiamento de produções brasileiras, através de Leis de Incentivo à Cultura.

Outra função importante da Ancine e que, por vezes, pode ser esquecida pelos seus críticos, é de promover a diversidade de conteúdo e produção. Isso não é desejo de uma direção ou governo específico. O direito à diversidade em produção é um dos regimentos da Agência; assim como é direito das pessoas terem livre acesso à cultura – assunto esse que poderia ter sido debatido na proposta de redação do Enem deste ano.

A Ancine faz parte da pasta de cultura que, recentemente, foi transferida para o Ministério do Turismo, comandada por Marcelo Álvaro Antônio. A mudança foi feita por decreto publicado nesta quinta-feira (7) no “Diário Oficial da União”.

O Acabou em Pizza está lançando esta série especial que vai explicar quais as funções dos órgãos públicos e privados. Tem dúvida sobre algum? Fale com a gente pelo e-mail canalempizza@gmail.com

Escrito por

Daniel Giussani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *