Reprodução
O Destino de uma Nação (Darkest Hour) é um filme previsível, com a direção de Joe Wright, conhecido pelo sucesso do filme Orgulho e Preconceito, que mantém o estilo refinado prezando nos detalhes e nos enquadramento das câmeras.
O filme conta a história de Winston Churchill, primeiro ministro da Inglaterra durante a ameaça nazista que assombra a Europa. Famoso pelos seus discursos e conhecido por ser conservadorismo, Churchill luta, no parlamento britânico, pela resistência da Inglaterra diante da tirania de Hitler. Ao mesmo tempo, o filme traz ao público a vida privada de Churchill, por meio de sua esposa Clementine Hozier (Kristin Scott Thomas). Nesses momentos, podemos ver o lado mais humano do personagem, uma vez que Clementine que é seu alicerce.
Divulgação

Gary Oldman (Winston Churchill) faz uma grande atuação através da sua postura, mudanças no tom de voz, olhares e gestos. De fato, é possível ver a entrega do ator ao personagem. Conhecemos um Churchill emotivo, impetuoso, sarcástico e preocupado com a possível rendição da Inglaterra aos nazistas. Ben Mendelsohn, como Rei George VI, consegue passar para o público a angústia por ainda estar abalado com a renúncia de seu irmão ao trono, ao mesmo tempo em que deve passar sua autoridade diante ao parlamento. Já a datilografa pessoal de Churchill, Elizabeth Layton, personagem de Lilly James, não foi beneficiada pelo roteiro, tendo cenas secundárias diante de outras atuações. Contudo outro grande destaque é Viscount Halifax, interpretado por Stephen Dillane, que se mostra um grande inimigo ao atual governo. Dillane é um dos únciso que, mesmo com o desempenho excelente do Gary Oldman, consegue por meio do seu personagem roubar algumas cenas.
O mérito é da direção que consegue captar um único momento em diversos ângulos. Com apenas uma câmera central, é possível vivenciar o ambiente completo, seja em uma cena no parlamento ou nas ruas movimentadas de Londres na década de 40. A iluminação e a trilha sonora são outros destaques positivos. Composta pelo Italiano Dario Marianelli, amigo de longa data do diretor Joe Wright, a trilha se enquadra perfeitamente nas cenas: por meio de composições mais intensas é possível transmitir a profundidade em momentos de aflições. O filme já conquistou duas indicações ao Critic´s Choice Awards de melhor filme e melhor cabelo e maquiagem, o qual venceu, porém quem vem se destacando nas premiações é Gary Oldman, que já levou até o momento o premio de melhor ator no Globo de Ouro e no Critic’s Choice Awards.

Ficha Técnica


Filme: O Destino de uma Nação
Diretor: Joe Wright
Data de Lançamento: 11 de janeiro de 2018
Atores: Gary Oldman, Lily James, Kristin Scott Thomas

Avaliação: 4/5

Escrito por

Acabou em Pizza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.