Melhor minissérie de 2017 é um grito de empoderamento e conta com atuações brilhantes
![]() |
Produzida pela HBO, Big Little Lies é uma adaptação do livro da escritora australiana Liane Moriarty. A história se baseia na vida de três mulheres: Madeline, Celeste e Jane, que vivem na cidade de Monterrey na Califórnia, e como suas vidas se aproximam diante do relacionamento dos seus filhos e de um assassinato que cerca a comunidade. A minissérie, porém, vai além disso, trazendo assuntos como bullying, traições e violência doméstica.
O elenco conta com atrizes de peso: Reese Witherspoon como Madeline Martha Mackenzie no papel de uma mãe controladora, mas dedicada, Nicole Kidman como Celeste Wright, uma ex-advogada que largou tudo pelo marido e Shailene Woodley como Jane Chapman, que se mudou para Monterrey para deixar o passado para trás. A performance de Reese está mesclada entre a personagem Elle Woods de Legalmente Loira (2001) e a de Cheryl Strayed de Livre (2014). Reese traz uma camada de sarcasmos em suas relações pessoais, porém se vê em constante conflito.
Nicole Kidman está aqui em sua melhor atuação, vivendo a vida perfeita — pelo menos aos olhos da sociedade — , ela na verdade sofre com agressões constantes do seu marido Perry Wright, interpretado pelo excelente Alexander Skarsgård, que, com sua longa experiência, consegue dar um show de atuação. Já Shailene mostra que tem muito mais a oferecer do que Divergente. Devo destacar também a atuação de Laura Dern como Renata Klein. Ela está perfeita no papel de mãe durona e protetora e vem ganhando vários prêmios como atriz coadjuvante.
O elenco conta ainda com atores como Adam Scott, Zoë Kravitz e James Tupper, mas o que chamou a atenção são as performances das crianças Iain Armitage (O Pequeno Sheldon) como Ziggy Chapman, filho de Jane; Sarah Baker como Thea Cunningham e Darby Camp como Chloe Mackenzie, a filha mais nova de Madeline. Todos roubaram as cenas com interpretações dignas de prêmio.
A direção é do francês canadense Jean-Marc Vallée, conhecido pelo filme Wild (2014), protagonizado por Reese. Aqui ele consegue manter a qualidade dos seus respectivos trabalhos dando profundidade ao ambiente cidade-praia, com maior enfoque na paisagem com o visual claro e sofisticado. É possível sentir o ambiente em volta dos personagens.
A trilha sonora é a cereja do bolo, cantores como Michael Kiwanuka: Cold Little Heart (música da abertura, muito boa), Leon Bridges: River, Charles Bradley: Changes e uma versão mais suave de You Can’t Always Get What You Want dos Rolling Stones, feita pela banda Ituana formam um arranjo perfeito entre as cenas.
A minissérie foi um grande sucesso de 2017 ganhou prêmios como Melhor minissérie ou filme de televisão no Globo de Ouro (2018), de melhor minissérie limitada no Critics’ Choice Awards (2018) e Emmy Awards (2017), Alexander Skarsgard e Laura Dern ganharam, respectivamente, O Globo de Ouro (2018), Emmy Awards (2017) e o Critics’ Choice Awards (2018), contudo quem se destacou foi Nicole Kidman levando o Globo de Ouro (2018) pela categoria de Melhor atriz em minissérie ou filme para televisão, Critics’ Choice Awards (2018) de Melhor atriz em filme televisivo ou série limitada e o Emmy Awards (2017) Melhor atriz em minissérie ou telefilme, categorias as quais disputou com Witherspoon.
Recentemente Liane Moriarty e a HBO confirmaram que a segunda temporada fazendo que a minissérie agora se torne uma série, a próxima temporada terá o elenco oficial. Big Little Lies é a perfeita mistura de Meninas Malvadas com Gossip Girls. Se você ainda não assistiu, vale a pena conferir.
PS: Risco de se apaixonar pela trilha sonora.