“O passado é memória, o futuro é esperança” diz um professor para seus alunos. Em seguida, ele completa, “sem esperança, o que acontece?”. Com essa indagação, fazendo menção ao filósofo Santo Agostinho, que o novo trabalho de João Jardim começa, dando sinal de que “Atravessa a Vida” trataria de temas bem mais espinhosos do que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Copacabana Filmes |
O longa acompanha os alunos de uma escola pública do interior do Sergipe em seu último ano de escola, mesmo ano em que esses estudantes prestarão a prova do Enem. O dia-a-dia dos alunos, funcionários e professores do colégio é retratado de forma simples e direta, por vez com cenas das aulas acontecendo, outras com depoimentos dos personagens diretamente para câmera. E é nessa linguagem que “Atravessa a Vida” encontra seus maiores méritos.
Copacabana Filmes |
Outro grande acerto da direção é não acelerar o ritmo da narrativa, deixando o espectador sentir que faz parte daquele ano letivo, embarcando nas angústias e pequenas conquistas daqueles jovens e fazendo com que a obra se transforme num retrato honesto, sincero e real de uma realidade que precisa muito ser ouvida e assistida.
Filme: Atravessa a Vida