Nosso primeiro contato com eles é na infância, mas filmes de animação se tornam clássicos que nos acompanham pela vida toda. Com histórias tocantes e lições valiosas, eles nos ensinam muita coisa na fase em que estamos aprendendo tudo. Por isso tantos deles ficam marcados na nossa memória e carregam um peso afetivo tão grande. Esses cinco são os que causaram esse efeito em mim.
5 – Os Incríveis
Um casal de super-heróis aposentados tenta criar seus filhos e ao mesmo tempo manter em segredo seus poderes. Essa premissa já gera uma nova abordagem e perspectiva sobre esses seres extraordinários. A importância da família é o foco do longa, que trata disso de uma maneira divertida. Apesar de mostrar que a união faz a força, a maior lição que fica é: “Nada de capas!”, como diria Edna Moda.
4 – Madagascar
|
Dreamworks |
“Eu me remexo muito”. O refrão cantado pelo Rei Julien gruda na mente de qualquer um que assista ao longa. E esse personagem nem era o protagonista. Os quatro pinguins espiões também não eram, mas deixaram uma boa impressão com suas peripécias. Ter tantos personagens marcantes numa mesma animação fez com que Madagascar ganhasse inúmeras sequências, spin offs e especiais de Natal. Tudo merecido.
Quatro animais de espécies diferentes vivem num mesmo zoológico. Apesar das diferenças, eles se tornam amigos e sonham em conhecer o mundo fora dali. Eles escapam e vão parar na África, rodeados por outros de suas espécies. Aos poucos, eles vão percebendo que conhecer suas origens não era tão fácil quanto pensavam e percebem que não precisam estar ali para se sentirem em casa, só precisavam estar juntos.
3 – Shrek
|
Dreamworks |
O ogro que encantou uma geração, ao lado de seu amigo Burro, embarca numa aventura para resgatar a Princesa Fiona. Assim começa uma das franquias de animação de maior sucesso do cinema. Com um universo próprio e bem construído, o longa satiriza diversos contos de fada, introduzindo personagens conhecidos de maneira inusitada e muito divertida. O filme desconstrói padrões e mostra que o amor pode acontecer de diversas formas, até mesmo entre um burro e uma dragão.
2 – Frozen
|
Disney |
A animação de maior impacto dessa década chegou inovando. O relacionamento principal do filme não é o clássico romance de príncipe e princesa. O amor entre duas irmãs é o que move essa história. O longa, sucesso absoluto de crítica e público, trouxe um frescor para as animações, mas sem perder alguns dos elementos característicos do gênero. A cantoria, por exemplo, está presente com Let It Go. Interpretada por nomes como Idina Menzel e Demi Lovato, a música, que virou um hit, ajudou a consolidar o filme na cultura pop. A sequência está a caminho e eu estou muito ansioso por ela.
1 – Homem-Aranha no Aranhaverso
|
Divulgação |
Revolucionário. Esse é o termo mais apropriado quando se fala da animação mais premiada da temporada. Só de um título que não seja produzido pela Disney/Pixar conseguir toda essa aclamação, já é um grande feito. Ao assistirmos ao longa, todo esse hype fica justificado. As escolhas estéticas, o roteiro divertido e os personagens cativantes são apenas alguns dos ingredientes que fizeram com que essa receita desse tão certo.
Depois de tantas versões do Homem-Aranha no cinema, havia o risco do filme soar repetitivo. Em vez de focar, mais uma vez, em Peter Parker, o longa nos apresenta à Miles Morales. Acessível para quem não o conhece dos quadrinhos, mas com diversas referências para quem já está mais familiarizado, o filme tende a agradar a todos.
E quais animações mais marcaram vocês? Ainda acompanham os lançamentos do gênero até hoje? Conta aí pra gente.
–
O conteúdo da coluna é de responsabilidade do autor.