Reprodução: The Sun

Uma personalidade tão importante quanto a que dá título à esse longa deveria ter recebido uma cinebiografia há muito tempo. Harriet Tubman ajudou a libertar cerca de 70 pessoas da escravidão e ainda desempenhou um papel imprescindível durante a Guerra Civil Americana.

A atriz e cantora Cynthia Erivo interpreta o papel da atividade e consegue brilhar, apesar do roteiro mediano. Erivo é convincente ao alternar entre os diferentes momentos vividos por Harriet. Seja com a inocência inicial, seja com a bravura que ela vai adquirindo ao longo do filme, é possível notar a entrega e o profundo entendimento da atriz sobre a personagem.

O ótimo trabalho da artista rendeu não somente uma indicação ao Oscar na categoria de atuação, como também fez com que a canção original Stand Up – que Cynthia escreveu e deu a voz -, fosse escolhida para concorrer a estatueta. A música é uma emocionante balada que conta com elementos do gospel. A letra reflete as ações de Harriet durante a sua trajetória.

Reprodução: Variety
Cynthia se destaca, também, por ser a única negra indicada nas categorias de atuação. Isso traz à tona, novamente, a falta de representatividade nas premiações da indústria do cinema. Vale citar que no BAFTA, considerado o Oscar inglês, Cynthia Erivo recusou-se a performar Stand Up como protesto por todos os indicados serem brancos.

Ao realizar uma cinebiografia é importante ser fiel aos fatos, mas não se pode deixar de adicionar elementos que tornem o filme interessante. O longa peca em não ter um clímax e em contar com um vilão, interpretado por Joe Alwyn, pouco convincente. Mesmo sem tanto tempo de tela, Janelle Monae é um nome que se destaca no elenco. Escrito e dirigido por Kasi Lemmons, o filme tenta apreender todas as fases da vida de Harriet; tendo apenas duas horas de duração, acaba sendo difícil para o espectador compreender a magnitude dos feitos da protagonista. 

Ficha Técnica

Filme: Harriet

Diretor: Kasi Lemmons
Data de lançamento: 1 de novembro de 2019
Elenco: Cynthia Erivo, Janelle Monae, Joe Alwyn 

Trailer:


Escrito por

Cainan Silva

Previous Post

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *