Reprodução: Observatório do Cinema |
Adoráveis Mulheres é uma adaptação do clássico da literatura “Mulherzinhas” da escritora Louisa May Alcott. Esta versão, escrita e dirigida por Greta Gerwig, é a mais recente desde os anos 90. A história gira em torno da família March e é dividida em duas linhas do tempo distintas. Uma é durante a Guerra Civil Americana e a outra acontece sete anos depois. Para diferenciar os momentos, são utilizados tons mais quentes, com cenas cheias de detalhes alaranjados, para relembrar os primeiros anos e depois o azul e verde predominam.
As quatro irmãs March possuem aptidões artísticas. Jo March (Saoirse Ronan) é escritora e se recusa a aceitar o destino que era reservado às mulheres na época. Ela não pretende abrir mão de sua liberdade para casar e formar uma família. Saoirse já tem experiência em interpretar personagens que prezam pela liberdade e ir em busca de seus sonhos. Foi assim em Lady Bird, de 2017, e em Brooklyn, de 2015. Essas duas atuações, que foram aclamadas pela crítica e renderam duas indicações ao Oscar, ajudaram a atriz para que ela entregasse, de forma tão convincente, o papel de protagonista neste longa. A parceria de longa data com Timothee Chalamet, que interpreta Laurie, gera cenas divertidas e com muita química. No entanto, ela não deixa a desejar ao contracenar com atrizes experientes como Meryl Streep e Laura Dern, a tia e a mãe de Jo, respectivamente.
Florence Pugh é uma grata surpresa no longa. Sua personagem, Amy March, é a que passa por uma mudança mais notável de um momento do filme para o outro. A atriz consegue convencer, sem dificuldades, ao dar vida a uma garota de 13 anos, com todas as futilidades e mudanças de humor que a idade proporciona e depois uma jovem adulta de 20 anos, entrando de vez na vida adulta. Emma Watson e Eliza Scanlen, que são Meg e Beth, mesmo não se destacando tanto quanto às outras duas atrizes, desenvolvem bem seus papéis.
No seu segundo trabalho como diretora, Greta Gerwig já demonstra uma grande evolução. Se em Lady Bird a protagonista era cativante e nos fazia querer acompanhar sua história, aqui, todos os personagens produzem essa sensação. Por menor que seja a aparição, todos vão contribuindo para contar a história do longa. Em nenhum momento, o roteiro deixa de entreter, emocionar, divertir ou encantar. É uma experiência agridoce, mesclando momentos felizes e tristes de uma família, que, apesar das dificuldades, se mantém unida.
Alexandre Desplat compõe uma trilha sonora que ajuda a transmitir tudo aquilo que Adoráveis Mulheres almeja. É empolgante e vulneral quando necessária, mas sem perder o toque de doçura. Por se tratar de uma inspiração na própria autora do livro, a personagem Jo permite ainda que o filme brinque com a questão da metalinguagem. Trata-se de uma jornada de duas horas que passam com muita rapidez e que deixam o espectador, que está a procura de uma boa história, saciado.
Ficha Técnica:
Filme: Adoráveis Mulheres
Diretor: Greta Gerwig
Data de lançamento: 9 de janeiro de 2020
Elenco: Saoirse Ronan, Florence Pugh, Laura Dern, Timothee Chalamet
Filme: Adoráveis Mulheres
Diretor: Greta Gerwig
Data de lançamento: 9 de janeiro de 2020
Elenco: Saoirse Ronan, Florence Pugh, Laura Dern, Timothee Chalamet
Trailer: