“Esse pessoal branco não entende de blues. Eles escutam a música mas não sabem como ela chegou lá.”
Ma Rainey’s Black Bottom, ou A Voz Suprema do Blues, é estrelado por Viola Davis e Chadwick Boseman, marcando o último trabalho da carreira do ator, que morreu em agosto de 2020. Inspirada na peça teatral de mesmo nome, escrita por August Wilson, a obra foi produzida por Denzel Washington e dirigida por George C. Wolfe.
![]() |
Ma Rainey’s Black Bottom (Netflix, 2020). |
O filme se passa na Chicago de 1927 e acompanha, durante uma tarde, a sessão de gravação de um álbum de blues da cantora Ma Rainey (Davis). A ambição do trompetista Levee Green (Boseman) e a personalidade forte de Ma, conhecida como “a mãe do blues”, acabam gerando tensões no estúdio e entre a própria banda.
Apesar de Davis interpretar uma personagem real da história do blues, o filme não tem caráter biográfico. Por ser uma adaptação do teatro, o roteiro conta com monólogos e diálogos dinâmicos, caracterizados pelas gírias típicas da comunidade negra dos Estados Unidos dos anos 1920. Assim, mesmo nos momentos mais inocentes, a trama diz muito sobre a luta contra o racismo na época. Outra questão social abordada pelo filme é a subversão aos padrões heterossexuais nos relacionamentos, enraizados no início do século XX. Ma Rainey, uma mulher bissexual, aparece no estúdio acompanhada de sua namorada, Dussie Mae (Taylour Paige).
![]() |
Viola Davis como Ma Rainey. |
As atuações são o maior destaque da obra, podendo render uma indicação e até um Oscar póstumo a Chadwick Boseman por sua performance como Levee. A caracterização de Viola Davis também chama a atenção, a deixando quase irreconhecível. Outro ponto positivo é a trilha sonora, que ambienta as discussões e auxilia a criar a tensão, juntamente com a fotografia. Apesar da narrativa do filme ficar confusa em alguns momentos, isso não prejudica a expressividade da obra e das discussões levantadas.
A Voz Suprema do Blues é um retrato das batalhas daqueles que fizeram a música ser o que é hoje, das ambições, dos preconceitos e, também, é uma reivindicação do poder de um grupo por tanto tempo marginalizado.
Ficha Técnica
Filme: A Voz Suprema do Blues
Diretor: George C. Wolfe
Data de lançamento: 18 de dezembro de 2020
Elenco: Chadwick Boseman, Viola Davis, Glynn Turman
Trailer: