“Esse pessoal branco não entende de blues. Eles escutam a música mas não sabem como ela chegou lá.”
Ma Rainey’s Black Bottom, ou A Voz Suprema do Blues, é estrelado por Viola Davis e Chadwick Boseman, marcando o último trabalho da carreira do ator, que morreu em agosto de 2020. Inspirada na peça teatral de mesmo nome, escrita por August Wilson, a obra foi produzida por Denzel Washington e dirigida por George C. Wolfe.
Ma Rainey’s Black Bottom (Netflix, 2020). |
O filme se passa na Chicago de 1927 e acompanha, durante uma tarde, a sessão de gravação de um álbum de blues da cantora Ma Rainey (Davis). A ambição do trompetista Levee Green (Boseman) e a personalidade forte de Ma, conhecida como “a mãe do blues”, acabam gerando tensões no estúdio e entre a própria banda.
Apesar de Davis interpretar uma personagem real da história do blues, o filme não tem caráter biográfico. Por ser uma adaptação do teatro, o roteiro conta com monólogos e diálogos dinâmicos, caracterizados pelas gírias típicas da comunidade negra dos Estados Unidos dos anos 1920. Assim, mesmo nos momentos mais inocentes, a trama diz muito sobre a luta contra o racismo na época. Outra questão social abordada pelo filme é a subversão aos padrões heterossexuais nos relacionamentos, enraizados no início do século XX. Ma Rainey, uma mulher bissexual, aparece no estúdio acompanhada de sua namorada, Dussie Mae (Taylour Paige).
Viola Davis como Ma Rainey. |
As atuações são o maior destaque da obra, podendo render uma indicação e até um Oscar póstumo a Chadwick Boseman por sua performance como Levee. A caracterização de Viola Davis também chama a atenção, a deixando quase irreconhecível. Outro ponto positivo é a trilha sonora, que ambienta as discussões e auxilia a criar a tensão, juntamente com a fotografia. Apesar da narrativa do filme ficar confusa em alguns momentos, isso não prejudica a expressividade da obra e das discussões levantadas.
A Voz Suprema do Blues é um retrato das batalhas daqueles que fizeram a música ser o que é hoje, das ambições, dos preconceitos e, também, é uma reivindicação do poder de um grupo por tanto tempo marginalizado.
Ficha Técnica
Filme: A Voz Suprema do Blues
Diretor: George C. Wolfe
Data de lançamento: 18 de dezembro de 2020
Elenco: Chadwick Boseman, Viola Davis, Glynn Turman
Trailer: