Warner Bros.

Com uma premissa peculiar e digna de suspeitas, não era de se imaginar que Pokémon: Detetive Pikachu conquistasse uma base de fãs antes mesmo de sua estreia. Apesar disso, foi o que aconteceu. Dirigido por Rob Letterman (Monstros vs. Alienígenas, As Viagens de Gulliver), o filme apresenta o aclamado personagem Pikachu como protagonista de um live action repleto de referências à franquia Pokémon.

Tim Goodman (Justice Smith, de The Get Down, Jurassic World: Reino Ameaçado) é um jovem comum: mora com sua avó, trabalha em uma companhia de seguros e, aparentemente, não compartilha da vontade popular de ter um parceiro pokémon. Após receber a notícia da morte de seu pai – Harry Goodman – , Tim viaja até Ryme City, uma cidade planejada para que humanos e pokémons possam conviver como iguais. 

É na metrópole que ele encontra o ex-parceiro de seu pai pela primeira vez. Trata-se de um Pikachu, cuja voz é emprestada por Ryan Reynolds (Deadpool, Lanterna Verde). Após uma conversa e algumas xícaras de café, a dupla decide investigar a fundo a morte de Harry.
Mesmo que a investigação seja um dos principais motes do filme, o suspense não é nem de longe a maior qualidade de Pokémon: Detetive Pikachu. O que agrada ao espectador é reencontrar os personagens da infância, revistar a própria memória durante o filme, além, é claro, de receber imagens bem desenvolvidas e esteticamente lindas. Apesar disso, a trama não apresenta um enredo profundo, os acontecimentos muitas vezes são pra lá de previsíveis e as atuações de um modo geral ficam rasas, culpa do roteiro que não abre espaço para cenas mais intensas e emocionantes. Contudo, não é a isso que o filme se propõe, felizmente. 
A partir do trailer, o público espera um longa nostálgico e esteticamente agradável. E acerta na mosca. Para aqueles que gostam do anime ou dos jogos, vale muito a pena assistir. Poder rever personagens – como Psyduck, Bulbasauro e Charizard – e ambientar-se no universo é um dos pontos mais altos dessa experiência. A qualidade das animações colabora para uma imersão ainda maior. Os pokémons parecem de fato reais e isso torna-se ainda mais evidente nas cenas com o Pikachu, que possui passagens dramáticas e com câmeras próximas dele.
Corajoso, fofo e divertido, Pokémon: Detetive Pikachu pode servir às novas gerações como porta de entrada a esse universo tão querido. Quanto aos fãs mais antigos, podem ficar tranquilos, o filme honra a franquia e, por ora, vai conseguir matar a saudade.

Ficha Técnica

Filme: Pokémon: Detetive PikachuDiretor: Rob LettermanData de Lançamento: 09 de maio de 2019Elenco: Ryan Reynolds, Justice Smith, Kathryn Newton

Trailer:

A crítica é de responsabilidade do autor(a).
Escrito por

Acabou em Pizza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *