O motorista solícito que se aproxima na hora em que você mais precisa, oferecendo uma carona; o prestador de serviços que estaciona seu furgão em frente a sua casa; o turista perdido que aborda um pedestre qualquer, pedindo informações – todos eles têm algo em comum: dirigem um carro tipo furgão e são assassinos prontos a atacar.
Na quinta-feira (7), às 22h25, o ID estreia a série Vans Misteriosas (Man With a Van) e relembra as investigações de crimes reais que mais parecem lendas urbanas: em todos os casos, os assassinos utilizaram furgões como armadilhas mortais; atraíram ou sequestraram suas vítimas para uma última e aterrorizante viagem a bordo de seus veículos, convertendo suas vans em cena de homicídios.
A temporada de estreia retoma um caso a cada semana. Materiais de arquivo que integraram os inquéritos e entrevistas com detetives, promotores e pessoas próximas às vítimas ajudam a recapitular as principais etapas das investigações; dramatizações revivem os eventos centrais dos crimes, criando narrativas repletas de suspense.
O episódio de estreia conta o caso de Kathey Horn: em 1994, a adolescente de 16 anos havia acabado de se mudar para Traverse City, no Michigan. O local conservava ares de cidade pequena e Kathey vinha demonstrando certa dificuldade para se adaptar à nova rotina. Por isso, quando ela desapareceu sem deixar rastros, em setembro daquele ano, muitos acreditaram ser um ato de rebeldia.
A própria polícia, no momento em que Janice notificou o desaparecimento da filha, entendeu como mais um caso de adolescente que fogira de casa. Janice chegou a pensar que a filha pudesse estar com o namorado, ou fugido com amigos rumo a algum show de sua banda preferida.
Mas, com o passar do tempo e a ausência de notícias, os oficiais começaram a investigar outras hipóteses. Até a possibilidade de que Kathey teria sido vítima de um macabro ritual foi levantada. Ninguém, no entanto, previa que a adolescente vinha sendo silenciosamente perseguida por um predador que esperava a melhor hora para atacar com sua van.