Vai até o dia 05 de setembro a exposição “Tarsila para Crianças” no Farol Santander Porto Alegre. A exposição retrata, por meio de um circuito de experiências imersivas, o imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista Tarsila do Amaral. É possível passear por cenários e até mesmo interagir com as criações de Tarsila, que apresentam e transmitem o significado de suas obras sob a ótica do universo infantil.

“Esperamos que esta mostra possa incentivar as crianças de todas as idades a conhecerem melhor a arte brasileira, de
forma divertida e lúdica. Uma explosão de cores e beleza”, afirma Patricia Audi, vice-presidente de comunicação,
marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Santander Brasil.

A curadoria da exposição é de Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da artista, Karina Israel e Patricia Engel Secco. A realização é da YDreams Global e Cia de Cenário. Veja abaixo o caminho da exposição:

Foto: Cláudio Verissimo/ Poliedro Criativo / Divulgação
Foto: Cláudio Verissimo/ Poliedro Criativo / Divulgação
Foto: Cláudio Verissimo/ Poliedro Criativo / Divulgação
Foto: Cláudio Verissimo/ Poliedro Criativo / Divulgação
Foto: Cláudio Verissimo/ Poliedro Criativo / Divulgação
Foto: Cláudio Verissimo/ Poliedro Criativo / Divulgação

1) Vila dos Sentidos

A exposição começa com um cenário bucólico que remete à infância de Tarsila na fazenda São Bernardo, onde cresceu brincando com seus mais de 40 gatos e ao som de sua mãe tocando piano. Uma mini vila caipira será formada por quatro casinhas tridimensionais, rodeadas por cestos de frutas, com base no quadro A Feira. Cada casinha apresentará uma característica marcante relacionados à infância da pintora, como o quarto com escova e espelho da época, a sala de estar com piano, foto de família e seus gatos de estimação, seu perfume favorito, o sabonete, objetos daquele tempo, e a cozinha com as frutas.

2) Jardim Afetivo

Os visitantes serão convidados a embarcar em uma viagem sensorial, com animações e sons, como por exemplo, os ruídos da estação de ferro e a caixinha de música, diretamente a quatro quadros de Tarsila.

Quadro 1 – O Sapo: Um sapo sorridente e juvenil, tenta decidir entre a luz do Sol, ao fundo, e o frescor da terra úmida e da sombra, à sua frente.

Quadro 2 – Estação de Ferro: Em uma paisagem repleta de símbolos e sinais ferroviários, o morro com casas humildes e coloridas se mistura aos trilhos e vagões de uma das principais ferrovias do Brasil, a Estação de Ferro Central do Brasil.

Quadro 3 – A Boneca: Em seu vestido rodado cor-de-rosa, a boneca parece descansar enquanto se prepara para mais uma dança no universo colorido de Tarsila.

Quadro 4 – Paisagem com Touro I: Entre casarios de um Brasil rural que Tarsila conhecia tão bem, posto que passou sua infância em fazendas no interior do estado de São Paulo, um touro branco nos observa.

3) As Cores de Tarsila

Neste ambiente estarão expostos reproduções de alguns quadros impressos e as principais cores da paleta de Tarsila para a pintura brasileira e internacional. As pessoas serão convidadas a se posicionar nos balanços, e percebem que no chão há uma projeção que repercute o movimento de cada pincel e vai misturando as cores e dando origem a uma infinidade de pinturas digitais aleatórias O público poderá ainda nesta área, responder a um quiz para adivinhar qual quadro está com a paleta de cores da artista.

4) Toca da Cuca

Inspirado no quadro A Cuca, o visitante encontrará no espaço uma projeção com bichos divertidos e fundamentados nos seres imaginários presentes na obra de Tarsila do Amaral, que passarão em uma espécie de tapete imersivo.

5) Sol Poente

Com cenografia baseada na obra homônima, o espaço será um cenário para fotos, com fundo projetado em círculos laranjas em movimento e pufes espalhados a frente.

6) Floresta dos ovos rosas

Com uma cenografia e ambientação sonora do que seria a floresta do quadro Floresta, o público poderá brincar com os ovos projetados no piso.

7) Universo Tarsila

Tendo como referência a obra Cartão Postal, os visitantes poderão colorir diferentes elementos encontrados em sua obra e os animais imaginários que habitam o extraordinário e colorido universo de Tarsila.

8) O Ovo

Baseado na obra Urutu, será possível encontrar um ovo com buraquinhos onde será possível ver as criaturas que ali habitam.

9) O Touro

A criançada ainda se surpreenderá com o mujir do touro preto que protege com seu rugido quem pensar em fazer mal à natureza. O público poderá tirar fotos.

10) A Lua

Um balanço remetendo ao quadro que foi adquirido pelo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque), em fevereiro de 2019. Um observador solitário aprecia a Lua formosa, pintada com a cor do Sol, que ilumina campos, colinas e um riacho em curva tão fechada e circular, que se opõe à própria Lua, sem saber se está minguando ou crescendo.

11) Papo com o Abaporu

Em frente a uma reprodução do quadro Abaporu, que se transformou em uma das mais importantes obras de arte do país, haverá um totem touchscreen que o Abaporu convida o visitante a testar seu conhecimento sobre a obra e vida da artista.

NA AGENDA:

  • Serviço: Exposição Tarsila para Crianças
  • Onde: Farol Santander Porto Alegre, rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS
  • Quando: 08 de junho a 05 de setembro
  • Site: https://www.farolsantander.com.br
  • Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 19h, domingos e feriados das 11h às 18h
  • Ingressos: R$ 15,00 (visitação completa ao Farol Santander)
  • Capacidade momentânea:  25% de visitantes
  • Vendas: https://site.bileto.sympla.com.br/farolsantanderpoa

Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia. Classificação: Livre. Acessibilidade: Rua Cassiano Nascimento – acesso lateral / toaletes e elevadores adaptados, rampas de acesso.

Escrito por

Acabou em Pizza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.