A jornalista baiana Fabiana Sasi, há 18 anos radicada em Porto Alegre, está lançando seu primeiro livro. É “O fio da memória”, que busca, através da literatura infantil, ser um instrumento para visibilizar a tradição da cultura oral africana na transmissão de saberes e histórias.
O livro conta a história de Lia, uma guriazinha bem “perguntadeira”, que se surpreende ao perceber que a jovem tia está começando a ficar grisalha. Em busca de respostas, Lia recorre à avó, e com a matriarca da família, ela descobrirá o valor de cada fio branco como fonte de sabedoria e memórias preciosas.
Fabiana trouxe para o processo de escrita aspectos de sua trajetória profissional em televisão, publicidade e cinema. O projeto foi desenvolvido usando métodos bem semelhantes ao de um roteiro audiovisual. O texto narrativo foi sendo composto com uma linguagem muito próxima à espontaneidade presente na oralidade. A intenção da autora era que a publicação pudesse ser enriquecida com uma série de elementos não verbais. Para isso, a obra conta com as ilustrações de Sílvia do Canto.
Interessados podem ter acesso ao livro de maneira gratuita na rede social do projeto, @ofiodamemoria. Para garantir a acessibilidade da obra às pessoas com deficiência visual ou auditiva, também é disponibilizado um vídeo com a contação da história, incluindo legendas e audiodescrição das ilustrações.
O público geral e bibliotecas que possuam repositório digital também podem fazer a solicitação dos arquivos por e-mail, no endereço ofiodamemoria@gmail.com.
Haverá também uma pequena tiragem impressa, com 20% dos exemplares destinados a SEDAC/RS. A ideia é que a obra possa chegar em versão física a algumas bibliotecas públicas infantis do estado. Os interessados em adquirir a versão física podem entrar em contato direto com a autora.
O projeto foi desenvolvido entre os meses de maio e setembro de 2021, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com a Fundação Marcopolo.