A Casa de Cultura Mario Quintana abriu as inscrições para um grupo de estudos online e gratuito sobre arte e natureza. A iniciativa é do núclo educativo da instituição, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A atividade propõe a criação de uma pesquisa coletiva na qual cada participante é convidado a realizar e compartilhar com o grupo um projeto artístico, literário ou até mesmo científico. Os encontros virtuais acontecem nas quartas-feiras, de 14 de julho a 18 de agosto, das 18h às 20h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário disponível neste link até o dia 12 de julho.
Os candidatos inscritos serão selecionados de acordo com a ordem de inscrição e a área de residência, sendo três pessoas por região de Porto Alegre e seis pessoas de outras cidades, com preferência para a região metropolitana. O grupo de estudo disponibiliza 30 vagas e os participantes que obtiverem presença mínima de 75% receberão certificado correspondente a 12 horas.
A primeira edição do projeto Pesquisa Coletiva se propõe a expandir o tema das relações entre a arte, a natureza e a cidade. Conforme definem os organizadores, a motivação do curso é suscitar respostas para questões como o pensar coletivo da cidade e seus bairros, escrevendo novas histórias sobre esses lugares.
Dinâmica
O projeto tem o formato de um grupo de estudos experimental e ocorre ao longo de seis encontros com artistas e pesquisadores. Não é necessário ter nenhum tipo de conhecimento formal prévio. A articulação de vivências e experiências proposta pelo projeto conta com a participação de artistas, escritores e pesquisadores como Marcelo Chardosim, Ana Flavia Baldisserotto, Adalberto Muller, Amanda Guerrero, Tuane Eggers, Vicente Carcuchinski, Daiana Schröpel e a equipe do podcast Desapaga POA. Os primeiros três encontros focam na relação das mulheres com a natureza, com foco na produção de herbários, coleções de plantas secas e de ilustrações botânicas; os últimos três ampliam a perspectiva de enfoque ao usar os pontos de vista geográficos para explorar o território, as paisagens e os povoamentos de Porto Alegre e da região.