Divulgação

Em 2008, deu-se início a um dos projetos mais ambiciosos do cinema. Um universo repleto de heróis, assim como nos quadrinhos, mesmo que com suas diferentes missões. Durante esses 11 anos, fomos presentados com diversos filmes e momentos impactantes. Resolvi separar alguns dos que mais me marcaram. Com o final da Saga do Infinito, como foi chamada pelos produtores, cada vez mais próxima, é bom relembrar algumas coisas antes de Vingadores Ultimato.

5 – “Eu sou o Homem de Ferro!” (Homem de Ferro, 2008)

Marvel Studios

A frase que mudou pra sempre a história dos blockbusters e a vida dos fãs de cultura pop foi, na verdade, improvisada por Robert Downey Jr. Essa cena é a epítome de tudo que Tony Stark representa. Corajoso, imprudente e audacioso. Enquanto muito dos heróis se escondem atrás de alter-egos, ele revela ao mundo todo, em uma coletiva de imprensa, que é o homem dentro da armadura de ferro. A frase tornou-se tão épica, que anos depois, no terceiro filme do herói, o personagem teve de repeti-la, mais uma vez.

4 – Batalha no aeroporto (Guerra Civil, 2016)

Marvel Studios

O Tratado de Sokovia, como foi chamado, tinha a intenção de controlar e fiscalizar as ações dos Vingadores, após resultados catastróficos em suas últimas missões. Isso criou uma ruptura na equipe, assim como o fato de o Soldado Invernal, amigo pessoal do Capitão América, estar sendo acusado de assassinar o pai do Pantera Negra. O atentado que ocasionou isso foi, na verdade, orquestrado por Zemo, que perdeu sua família após os eventos em Sokovia. Capitão América precisa ir até onde Zemo está escondido para derrotá-lo. Ele reúne algum dos Vingadores para ajudá-lo nisso, enquanto Tony chama outros heróis para ajudá-lo a capturar Steve, antes que o governo o faça. Os personagens mais inusitados chamados para a batalha são Homem-Formiga e o Homem-Aranha, que fez sua tão aguardada primeira aparição no Universo da Marvel.

Digulgação/Disney

A batalha entre os Vingadores muda a dinâmica da equipe para sempre. Durante a batalha, o Máquina de Guerra, amigo de Tony, acaba ferindo-se gravemente. A equipe do Capitão é derrotada, mas Steve e Bucky conseguem escapar. Tony vai atrás deles, após descobrir a verdade. Porém, ao chegarem no esconderijo de Zemo, o vilão revela que seu verdadeiro plano era separar a equipe. Ao contar para Tony que o assassino de seus pais foi o Soldado Invernal, ele consegue.

3 – Primeira reunião dos heróis (Os Vingadores, 2012)

Marvel Studios

Reunir tantos heróis, alguns com ego e senso de grandeza inflamados (alô Tony e Thor), não foi uma tarefa fácil. Tanto que deu errado em alguns momentos, até engatar de vez. A motivação em comum, na ocasião, era parar o megalomaníaco Loki, que trabalhava sob influência de Thanos. Passadas as desavenças iniciais, os seis heróis se reúnem em uma Nova York que está sendo invadida por alienígenas. A bilheteria astronômica foi reflexo do planejamento e calma que os produtores tiveram em desenvolver, primeiro, as histórias solo dos personagens. Quando eles se reuniram, as expectativas eram tantas, que o resultado não poderia ser diferente. No final do filme, na cena pós-créditos, somos apresentados ao grande vilão da saga, Thanos.

2 – Batalha em Wakanda (Guerra Infinita, 2018)

Entertainment Weekly

Os Vingadores que estão na Terra precisam proteger Visão, pois ele carrega consigo uma das jóias do infinito. Liderados pelo Capitão América, eles vão para Wakanda, onde o Pantera Negra e seu exército irão ajudá-los. Não demora muito até que os seguidores de Thanos cheguem lá, também com um exército a seu lado. A equipe de heróis precisa atrasá-los enquanto Shuri separa a joia do Visão, para que eles possam destruí-la. Quando a batalha parece perdida, Thor retorna a terra, acompanhado de Groot e Rocket. Com seu novo machado, o Stormbreaker, e seus novos poderes, o deus nórdico consegue reverter a situação.

Por não conseguirem separar a joia do Visão, eles precisam escapar com ele. Nesse momento, Thanos entra na batalha, após derrotar a equipe de Tony, que estava no espaço. Visão pede a Wanda, sua companheira, que ela destrua a joia, mesmo sabendo que aquilo o mataria. Relutante, ela concorda com o pedido dele. Thanos parte para interrompê-la. Apesar dos últimos esforços dos Vingadores, o vilão consegue obter a última joia que faltava.

1 – Estalada do Thanos (Guerra Infinita 2018)

Marvel Studios

Um dos momentos que mais gerou memes nos últimos anos, a famigerada estalada de dedos de Thanos saiu das telas de cinema para entrar na história. Durante o longa, em diversas ocasiões, é dito que se Thanos conseguisse reunir todas as jóias do infinito em sua manopla, conseguiria aniquilar metade da população do universo com apenas um estalar de dedos. Parecia ser apenas uma figura de expressão, afinal, seria mesmo o vilão tão devastador e poderoso assim? Infelizmente, ele é.

Publicidade

Após chegar em Wakanda e quase ser derrotado por Thor, Thanos consegue colocar seu plano em prática. O resultado? Bom, acredito que qualquer pessoa, até mesmo quem não acompanhe filmes de super herói, já saiba. Metade do elenco do filme, assim como prometido, começa a virar pó. Por se tratarem dos minutos finais do filme, os espectadores ficaram sem entender o que estava acontecendo por um momento. Fanático pelo Homem-Aranha, como eu sou, fiquei devastado com seus momentos finais. Peter faz um apelo tocante para Tony, seu mentor, onde diz não querer morrer. Sem dúvidas, a cena arrancou algumas lágrimas (as minhas) de quem assistiu o filme.

Marvel Studios

Cenas impactantes não faltam, né? Tenho certeza que Vingadores – Ultimato trará muitas outras. O filme estreia na próxima quinta-feira (25). Quais são as suas expectativas? Quais vocês acham que serão os momentos mais marcantes do novo longa? Contem pra gente. Tentando conter a ansiedade, desejo a todos uma ótima experiência no cinema, após 11 anos acompanhando, nós merecemos.


O conteúdo da coluna é de responsabilidade do autor(a).
Escrito por

Cainan Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.