Reprodução: CinePop

Depois de fazer sucesso com “Busca Implacável”, Liam Neeson se aventura mais uma vez em sua zona de conforto: tiro e ação. No entanto, entrega agora o pior trabalho de sua vida. Dirigido por Hans Petter Moland e roteirizado por Frank Baldwin, Vingança a Sangue-Frio é um remake do filme norueguês “O Cidadão do Ano” e conta a história de Nels Coxman (Liam Neeson), respeitado membro da pequena comunidade em que vive e que opera, diariamente, um limpa-neve, mantendo as estradas limpas durante as intensas nevascas. Sua pacata vida, porém, vira do avesso quando seu filho Kyle (Micheál Richardson) morre devido a uma overdose de heroína. Coxman não acredita no vício de Kyle, e, em consequência, acaba se afastando de sua esposa, Grace (Laura Dern). Coxman descobre que seu filho foi assassinado por traficantes locais e, aos poucos, começa a caçar os criminosos envolvidos. A cidade tranquila e pacata vira um campo de guerra entre as facções rivais. 
A trama é genérica, bem como os personagens. O diretor, Hans Petter Moland,  em vez de mostrar a complexidade da briga por territórios e o que ela causa na cidade, não foge do clichê tiro e porrada. O vilão Viking, interpretado por Tom Bateman, se mostra interessante no início por ser fora dos padrões vilanescos, mas termina caricato. Já Coxman (Liam Neeson), em vez de assumir o controle da linha de frente, parece desorientado em meio às gangues. O papel de vingador ficou no passado e abriu espaço para um personagem superficial e descartável até o final. Outros bons artistas como Laura Dern apenas cumprem com seu contrato de poucas cenas e logo desaparecem do filme. Em meio a essa confusão está Kim (Emmy Rossum), uma novata policial disposta a investigar os crimes.

Reprodução

Quando Coxmam passa a matar os responsáveis pelo assassinato do filho, o tom do longa muda para o humor negro. A cada perda, uma tela preta avisa o nome do personagem e sua religião. Um artifício feito para chamar a atenção do público e explicar a importância daquele personagem. Por um lado, a direção tenta deixar as sequências violentas badass, mas a narrativa confusa e marcada pela necessidade de fazer piadas ruins resulta em uma obra facilmente descartável. Vingança a Sangue-Frio é filme  contrário ao seu pôster: uma comédia debochada e ofensiva. Liam Neeson já explorou o gênero ação muitas vezes, aqui ele apenas assina o contrato e interpreta um personagem sem nenhuma camada, bem como os outros atores. Por fim, o longa usa de pano de fundo a neve para intensificar a dor sem se preocupar com o cenário para compor a trama. Talvez sirva para entreter meramente o espectador, mas esse efeito passa rápido.
Ficha Técnica

Filme: Vingança a Sangue-Frio
Diretor: Hans Petter Moland
Data de Lançamento: 14 de março de 2019
Atores: Liam Neeson, Laura Dern e Tom Bateman
Avaliação: 1/5
Trailer:
Escrito por

Andressa Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *